Skip to content Skip to footer

AQUANENA é parceira da campanha “Água da Torneira – A Bebida Preferida!”, da Associação ZERO

23 de abril de 2021 – A AQUANENA formalizou a sua adesão à Campanha “Água da Torneira.PT – A Bebida Preferida!”, promovida pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Esta campanha pretende promover o consumo de água da torneira, junto de cidadãos, empresas e entidades públicas.

A água da torneira é mais segura, mais barata e mais ecológica. A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) confirmou mais uma vez, no seu último relatório anual (RASARP 2020, Vol. 2, “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, que a água que corre na torneira dos portugueses é de excelente qualidade.

O Relatório, referente ao ano 2019, indica que o valor médio da qualidade da água fornecida pela AQUANENA é de 99,87% de cumprimento dos parâmetros fixados na legislação, tal como definido nos Planos de Controlo da Qualidade da Água aprovados pela ERSAR. Para se considerar “Água Segura” exige-se um valor médio de 98,66% de cumprimento nas análises efetuadas ao longo de um ano. A média nacional em 2019 foi de 99,58% e a média da zona de referência onde se insere o concelho de Alcanena foi de 98,42%.

Os dados apresentados pela ERSAR indicam claramente que os portugueses podem beber água da torneira com confiança.

Através do site oficial https://aguadatorneira.pt/ poderá conhecer mais informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade, e também ficar a saber alguns mitos que estão associados à água da torneira.

São também incluídos dados sobre o impacto do consumo da água engarrafada na utilização de recursos e na poluição do ambiente.

Portugal é o quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada, com um consumo médio de 146,4 L por habitante, de acordo com dados publicados pela indústria nacional do setor.

O consumo de água engarrafada em Portugal em Portugal significa aproximadamente 911 milhões de embalagens de plástico e, tendo em consideração o peso médio de uma garrafa de plástico (19,32g), esse consumo representa a produção de cerca de 17 600 toneladas de resíduos de plástico por ano.