Estão a avançar os primeiros dois projetos no âmbito do Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena.
O projeto da Reabilitação da Obra de Entrada de Efluente Industrial (Parafuso de Arquimedes) foi adjudicado à POLUIC, Lda., por um valor de 528.942,51€ (+IVA) e prevê-se o início em breve, com um prazo de execução de 180 dias.
O segundo projeto com empreitada adjudicada é o do Sistema de Sistema de Controlo de Sulfuretos nos emissários. A empreitada foi adjudicada à empresa Abílio Serras. Lda. pelo valor de 432.848,33€ (+ IVA), tendo um prazo de execução de 90 dias.
Ambos os contratos de adjudicação foram assinados pelo Conselho de Administração da AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento, e pelos responsáveis das referidas empresas, na manhã de sexta-feira, dia 15 de outubro.
Os dois investimentos estão integrados na candidatura que a AQUANENA está a preparar no âmbito do Aviso Convite n.º 04 REACT-EU/2021, que contempla uma verba de 5 milhões de euros para alavancar a primeira fase de investimentos previstos, a executar entre 2021 e 2023, no Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Alcanena.
O Aviso-Convite tem o objetivo de financiar investimentos em infraestruturas de saneamento de águas residuais, no âmbito das verbas do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa – REACT-EU (através do FEDER), no eixo Apoio à Transição Climática – Investimentos em Infraestruturas de Saneamento de Águas Residuais em Sistemas em Alta, alocadas ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Reabilitação da Obra de Entrada de Efluente Industrial na ETAR (Parafuso de Arquimedes)
A reabilitação da Obra de Entrada de Efluente Industrial na ETAR tem o objetivo de permitir o esvaziamento integral das câmaras de chegada, mantendo os coletores em depressão e permitindo conduzir todo o ar para um ponto único para o devido tratamento. Esta operação engloba a substituição dos Parafusos de Arquimedes que fazem a elevação do efluente.
Sistema de controlo de sulfuretos na rede de emissários
O Sistema de Controlo de Sulfuretos na rede de emissários consiste na instalação de equipamentos de injeção de reagente nos emissários para controlo de sulfuretos a montante da ETAR, com o objetivo de reduzir odores ofensivos e a melhoria do tratamento do efluente na ETAR, em linha com os objetivos do Plano Estratégico.
Estão ainda em curso outros projetos prioritários a incluir na primeira fase de investimentos:
COBERTURA DOS TANQUES de homogeneização e extração de gases: o estudo prévio foi já aprovado pela administração e projeto de execução foi concluído e encontra-se em fase de análise.
Sistema de INJEÇÃO DE OXIGÉNIO LÍQUIDO: Em fase de conceção do projeto de execução, que se prevê ser entregue para análise da AQUANENA no início de outubro;
Sistema de OZONIZAÇÃO: está concluída a segunda fase de ensaios; em fase de análise dos resultados dos ensaios de ozonização;
Sistema de FILTRAÇÃO POR MIOMEMBRANAS: em posse dos dados preliminares do Estudo Piloto de Ozonização, a AQUANENA está já a contatar o mercado para encontrar soluções para esta tecnologia e para a realização de ensaio à escala piloto;