Programa do Autocontrolo de Efluente Rejeitado - Etar de Olhos de Água
A ETAR dos Olhos de Água é a infraestrutura que trata as águas residuais do Complexo das Nascentes dos Olhos de Água do Alviela.
A ETAR apresenta uma capacidade acima das necessidades do local que serve e, na maior parte do ano, a ETAR NÃO REJEITA efluente no meio hídrico, nomeadamente no rio Alviela. O tratamento, de tipo secundário, é efetuado por sistema de leito de macrófitas e por evapotranspiração e este processo consome a maior parte do efluente. Os valores de controlo analítico apresentados correspondem ao efluente secundário. O caudal que chega ao tanque de efluente tratado é pequeno, não existe descarga no meio hídrico devido à evaporação.
Em cumprimento do Título de Único Ambiental 20230323000944 e da Licença de Utilização dos Recursos Hídricos – Rejeição de Águas Residuais (L007937.2018.RH5A-T1), emitida em nome da AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento, E.M., S.A., com início a 2018-06-07 e validade até 2023-06-06, é realizado um Programa de Autocontrolo dos Valores Limite de Emissão (VLE) dos parâmetros analíticos do efluente tratado.
As visitas à ETAR são no mínimo semanais e o controlo do tempo do arejamento é efetuado quinzenalmente através das medições de oxigénio e/ou avaliação de nitratos.
Os dados do Programa de Autocontrolo são reportados à entidade licenciadora, APA – Agência Portuguesa do Ambiente, com periodicidade mensal.