Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano
Anualmente, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em parceria com o jornal Água & Ambiente, atribuem os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos.
A AQUANENA obteve três selos da “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, relativos às edições de 2020, 2021 e 2022.
O júri é composto por várias entidades – APDA, APESB, APRH, ESGRA, APEMETA, DECO e Jornal Água & Ambiente – e a sua atribuição é baseada nos critérios de avaliação da ERSAR.
Os selos visam distinguir as entidades gestoras que se destacaram pelo seu bom desempenho e são um estímulo à melhoria contínua dos serviços prestados, promovendo a procura de excelência.
No território do concelho de Alcanena, a água é de excelente qualidade e, após ser objeto dos devidos procedimentos de segurança e de desinfeção por parte da AQUANENA, chega a casa dos munícipes com um altíssimo grau de cumprimento dos parâmetros: 99,87% (segundo Indicador Água Segura | dados 2020 | RASARP 2022).
A “dureza” da água é causada pela presença de sais dissolvidos, essencialmente cálcio e magnésio, incorporados na água no seu percurso e local de captação. As águas captadas em zonas como o maciço calcário estremenho contêm mais sais dissolvidos.
DUREZA da ÁGUA e SAÚDE
A água captada e distribuída no concelho de Alcanena é DURA e tem concentração de cálcio inferior a 100 mg/litro (dentro do limite legal).
“As águas mais duras podem, no entanto, contribuir para um incremento do aporte de cálcio e magnésio” | Associação Portuguesa de Nutrição
(VER ESTUDO).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que não parece haver nenhuma evidência convincente de que a água dura causa efeitos adversos à saúde em humanos, nomeadamente pedra nos rins ou outros. “Calcium and magnesium in drinking-water: Public health significance” OMS
(VER ESTUDO).