Skip to content Skip to footer

AQUANENA Promoveu Encontro com Empresários em Alcanena

A AQUANENA promoveu mais um encontro com empresários do concelho de Alcanena, maioritariamente do setor dos curtumes e setores associados, para informar sobre a evolução dos principais investimentos prioritários em curso no sistema de saneamento, assim como para abordar diferentes temas de interesse para a entidade gestora e para os utilizadores.

O encontro decorreu no dia 15 de fevereiro de 2023, no Auditório da Câmara Municipal, e juntou cerca de meia centena de participantes, entre empresários, técnicos das empresas e representantes de entidades do setor de curtumes, como o CTIC, a AUSTRA e a APIC.

Foi feito o ponto da situação dos investimentos prioritários em desenvolvimento no sistema de saneamento de Alcanena, e foram discutidos alguns aspetos relacionados com a aplicação do Regulamento de Serviços, nomeadamente o funcionamento das Unidades de Pré-Tratamento Industrial das empresas de curtumes e a existência e implementação dos Planos de Contingência. Foi ainda avaliada a atividade da fiscalização da AQUANENA junto das empresas, as ações de melhoria e o controlo analítico em curso. O tema dos odores ofensivos, que tem vindo a registar alguns episódios recentes e que tem merecido a atenção do Município e da AQUANENA, foi também objeto de discussão e de explicação das ações já desenvolvidas, nomeadamente, a avaliação do funcionamento dos sistemas de tratamento de odores, a injeção de sais de ferro em vários pontos da rede de coletores, o espalhamento de cal no aterro de Alcanena e a substituição de tampas das caixas de visita dos coletores.

Foram igualmente abordados outros temas relevantes para a indústria, como a avaliação de desempenho da ETAR de Alcanena, o cumprimento e a renovação da licença de rejeição, a adequação dos parâmetros aos requisitos da certificação LWG e o tarifário em vigor.

Na parte da tarde, os empresários visitaram as obras em curso nos coletores e na ETAR de Alcanena, as quais estão enquadradas no Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Alcanena.