A AQUANENA recebeu no dia 25 de maio a visita de uma comitiva de autarcas e técnicos da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), que vieram conhecer o processo de tratamento de efluentes industriais e analisar em detalhe os resultados do ensaio-piloto dos sistemas de membranas MBR, que está a ser desenvolvido na ETAR de Alcanena.
A AMTSM procede à drenagem e tratamento de efluentes provenientes das redes municipais localizadas nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.
A visita ao sistema de Alcanena surgiu no âmbito do trabalho de implementação do ensaio-piloto de MBR e no interesse demonstrado pela AMTSM em avaliar os impactos desta tecnologia no tratamento de águas residuais.
Além de uma visita à ETAR de Alcanena, a comitiva assistiu a uma breve apresentação do sistema e do Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Alcanena, pela administradora executiva da AQUANENA, Isabel Pires, à apresentação da tecnologia MBR utilizada, pela empresa responsável pelo ensaio, e ainda a uma análise global dos investimentos e do sistema pelo Presidente do Conselho de Administração da AQUANENA, Vereador Nuno Silva.
Os investimentos em curso, no âmbito do Plano Estratégico, integram-se na candidatura que obteve financiamento de 5.000.000€ do Programa Operacional COMPETE 2020, por meio do Aviso n.º 04/REACT-EU/2021 – Apoio à Transição Climática – Investimentos em infraestruturas de saneamento de águas residuais em sistemas em alta, do Eixo VII – REACT-FEDER.