Skip to content Skip to footer

Alcanena inaugurou obras em três sistemas de tratamento de águas residuais industriais e domésticas

Os investimentos prioritários de reabilitação do Sistema de Tratamento de Alcanena (ETAR e coletores) e das novas redes de saneamento básico de Carvalheiro e de Covão do Coelho / Vale Alto foram inaugurados esta sexta-feira, 29 de novembro, pelo Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa e pelo Presidente da Câmara Municipal Alcanena, Rui Anastácio, na presença do executivo municipal e de muitas entidades convidadas.

A comitiva visitou a ETAR de Alcanena, a ETAR de Carvalheiro e as Estações Elevatórias de Covão do Coelho e de Vale Alto.

Antes, o Secretário de Estado foi recebido nos Paços do Concelho onde foram realizadas as intervenções, entre as quais a do Professor José Saldanha Matos que, com a empresa HIDRA, esteve na conceção dos três projetos, bem como é também responsável pela conceção da nova solução de base natural para tratamento do efluente final que vai avançar em estudo-piloto na ETAR de Alcanena.

Os três projetos agora inaugurados representaram um investimento de aproximadamente 9,5 milhões de euros nos sistemas de saneamento de águas residuais domésticas e industriais do concelho de Alcanena, com especial destaque para os investimentos prioritários no sistema de tratamento de Alcanena cujo valor das empreitadas ascendeu a 5,1 milhões de euros, com um cofinanciamento de 4,87 milhões de euros através do Programa Operacional COMPETE 2020, no seu eixo 7 – REACT-EU.

O investimento no sistema de Carvalheiro foi de 1,18 milhões de euros e nos sistemas de Covão do Coelho / Vale Alto ascendeu a 3,17 milhões de euros, sendo que ambos os projetos foram cofinanciados pelo POSEUR. A entrada em funcionamento destes dois sistemas traz melhorias efetivas para a proteção do ambiente, para a eficiência dos recursos e para a qualidade de vida das populações abrangidas.

Sistema de Alcanena

Para dar resposta ao grande desafio ambiental do concelho de Alcanena, que é melhorar o tratamento das águas residuais industriais, provenientes do setor de curtumes aqui instalado, coube à AQUANENA, enquanto entidade gestora do sistema, delinear e executar o Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena que dá resposta a três objetivos estratégicos para as intervenções prioritárias: a satisfação dos limites de licença de rejeição do efluente final tratado na ETAR; o controlo de odores ofensivos e o controlo de sulfuretos do efluente.

Desse modo, foram realizados investimentos na ETAR de Alcanena e a montante, no sistema de coletores, só possíveis após aprovação de uma linha de financiamento de 5 milhões de euros, através do Programa Operacional COMPETE 2020, mais concretamente no eixo 7 – REACT-EU.

As empreitadas decorreram entre 2022 e 2023 e incluíram as seguintes intervenções:

– Reabilitação e renovação o sistema de elevação inicial do efluente para a ETAR, nomeadamente com instalação de novos parafusos de Arquimedes;

Cobertura integral dos tanques de equalização, com extração e adequado tratamento do ar;

– Implementação de um sistema de injeção de oxigénio puro em estado líquido na fase do primeiro tratamento biológico;

– Implementação de um sistema de controlo de sulfuretos em três pontos a montante da ETAR, nos emissários industriais;

Adicionalmente, foram ainda realizados diversos estudos-piloto para a afinação final do efluente tratado e, já no decurso da execução do Plano, foram identificados outros investimentos imprescindíveis que ainda foi possível de enquadrar no âmbito do financiamento, nomeadamente:

– Aquisição de equipamentos para um tanque de reserva na ETAR,

– Equipamentos de medição e controlo;

– Novas infraestruturas elétricas e novo software de informação analítica

– Novo estudo-solução final através de filtragem por vidro ionizado para afinação do efluente final.

A ETAR de Alcanena foi também dotada de uma unidade de produção para auto-consumo, a UPAC, que é composta por um parque de 1764 painéis fotovoltaicos, produzindo cerca de 15% da energia consumida pela infraestrutura.

Redes de saneamento de Covão do Coelho/Vale Alto e de Carvalheiro

A empreitada das redes de saneamento de águas residuais nas localidades de Covão do Coelho e de Vale Alto, na freguesia de Minde, representou um investimento no montante global de €3.167.381,86, assegurado pelo Município de Alcanena, com cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O sistema inclui coletores públicos e ramais particulares, numa extensão total de 14 km, e duas novas estações elevatórias (uma em Covão do Coelho e outra em Vale Alto).

O sistema de tratamento de águas residuais do Carvalheiro, na União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro, representou um investimento de 1.181.277,63€, realizado pelo Município de Alcanena, com cofinanciamento do POSEUR. Este sistema inclui 3,3km de coletores, 1 estação elevatória e 1 ETAR -Estação de Tratamento de Águas Residuais. O sistema de Carvalheiro reveste-se de elevada importância ambiental para território, pois estando integrado no Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, não dispunha ainda de saneamento básico.

Com a entrada em funcionamento destes 3 sistemas, sobretudo após a ligação de todas as redes prediais à rede pública, é possível desativar os antigos sistemas privados de fossas sépticas e transitar para uma realidade em que as águas residuais são tratadas em ETAR’s, com controlo da qualidade da água e com redução significativa do impacto ambiental.