A AQUANENA lançou um concurso público para a instalação de duas novas UPAC- Unidades de Produção para Autoconsumo, com painéis fotovoltaicos, uma para fornecer energia elétrica ao Furo da Chã (Alcanena) e outra para abastecer a ETAR de Minde.
A instalação de UPAC nos sistemas de saneamento doméstico e de abastecimento de água integra-se na iniciativa Estratégica – Plano de Melhoramento de Eficiência Energética prevista no Plano Plurianual de Investimentos e no Estudo de Viabilidade Económico-Financeiro, com o objetivo de reduzir os custos com a energia que assumem especial relevância na atividade da empresa.
A UPAC a instalar no Furo da Chã (Alcanena) foi a concurso por um valor base de 58.815€ + IVA e a UPAC da ETAR de Minde tem um valor base de 46.200€+IVA, totalizando um investimento da AQUANENA superior a 105 mil euros na melhoria da eficiência energética das suas instalações.
Prevê-se que as UPAC produzam cerca de 26% (Estação Elevatória – Furo da Chã) e de 37% (ETAR de Minde) da energia elétrica das respetivas instalações.