A AQUANENA definiu um Plano de Testagem preventiva à COVID-19 para o mês de março, que prevê a realização de testes quinzenais, e por amostragem, aos colaboradores dos setores do abastecimento, saneamento, laboratório, espaços verdes e limpeza urbana (serviços essenciais ou com contextos ocupacionais de elevada exposição social).
Após os primeiros testes realizados em janeiro (18 e 19), que registou um surto de 17 casos positivos, a empresa testou de novo os funcionários e administração no dia 22. Em fevereiro, foi implementado uma política de testes semanais (nos dias 1, 8, 15 e 22), aplicados a todos os colaboradores das áreas operacionais e também, de forma aleatória por amostragem, aos colaboradores das restantes áreas. De fora destes testes ficaram os colaboradores que estavam em teletrabalho em permanência e os que testaram positivo no dia 17 de janeiro e que, por indicação das autoridades de saúde, estarão imunes num período de até 90 dias.
Em março, para os dias 8 e 22, estão agendadas novas testagens, num total de 19 testes. A amostragem será efetuada de acordo com o critério: 2 testes nos colaboradores do laboratório; 2 testes entre os colaboradores do abastecimento, dois na limpeza urbana e espaços verdes e 3 a 4 testes entre os operadores da ETAR.
A AQUANENA continua também a reforçar e a implementar as medidas previstas no Plano de Contingência, em vigor na empresa.
O atendimento aos clientes é assegurado, preferencialmente pelo telefone 249 899 414 e pelo e-mail servico.clientes@aquanena.pt, mantendo-se sempre que necessário e justificável, o regime presencial por marcação prévia.
Tratando-se de uma empresa integrada num setor considerado estratégico e essencial, a AQUANENA manterá a sua atividade regular.