Skip to content Skip to footer

Proteja a sua canalização do frio e evite roturas e falta de água

 

Em face de vários contatos de clientes e utilizadores da AQUANENA, devido à falta de água ou à baixa pressão nas residências, informamos que, à exceção da situação de Monsanto, não se verifica mais nenhum constrangimento que tenha origem na atividade de abastecimento de água da responsabilidade da empresa.

Segundo conseguimos informar, algumas dessas situações podem estar relacionadas com a vaga de frio que estamos a atravessar.

Neste período de frio intenso, as baixas temperaturas podem originar a formação de gelo que provoca o congelamento da canalização que estiver mais exposta. O mesmo acontece com o contador de água que estiver desprotegido ou mais exposto ao gelo.

Quando se verifica a formação de gelo na canalização, a água não corre, ficando parada, e por isso aumenta o seu volume, podendo provocar roturas na canalização.

Esta situação pode causar baixa pressão de água na torneira ou até mesmo levar ao rebentamento do contador ou da tubagem.

Se o seu contador não estiver protegido por uma estrutura, procure envolvê-lo por um pano, camisola ou manta que permita protegê-lo das baixas temperaturas.

Caso se verifique o seu congelamento, deve aguardar que o mesmo descongele, para que a água corra na canalização normalmente.

Se o contador congelar e rebentar, deve informar a entidade gestora do sistema (AQUANENA) para proceder à sua substituição, informando se existe ou não perda de água constante.